Fones: +55 (19) 3881.1999 / 3881.2255 / 0800.130.205

Área Restrita

Detalhes da notícia

Queda de energia elétrica prejudica produtores de leite em Quatis, RJ

terça-feira, 31 de janeiro de 2017 14:00:41

Produtores de leite de Quatis, no Sul do Rio de Janeiro, estão tendo prejuízos por causa das constantes quedas de luz. Segundo eles, diariamente as propriedades ficam sem energia elétrica. Na região tem mais de 200 produtores de leite. Marco Aurélio Carvalho Fonseca é um dos pecuaristas. Ele produz mais de mil litros por dia. Mas sem luz, está tendo prejuízos. "Tudo aqui é mecanizado e tudo gira em torno da energia. O leite tem que ser resfriado para os laticínios a 3,5ºC por exemplo". 

O produtor rural Humberto Pineschi Neto está com o mesmo problema. Ele conta que desde o dia 4 de janeiro, já ligou 12 vezes para concessionária de energia. E até agora nada foi feito. "Perdi dinheiro por causa do leite que estava com qualidade inadequada e perdi vacinas também de febre aftosa, raiva, que estavam sendo armazenadas para uma parte do rebanho ainda não vacinada. Mesmo ligando para reclamar, não aparece ninguém para ajudar", declarou. 

Os produtores contam que em todas as propriedades falta luz todos os dias. As vezes eles ficam 12 horas direto sem energia. E como se não bastasse esse problema, tem também o das estradas. Buracos e lama impedem o escoamento da produção. E o pior: atrapalham a manutenção da rede elétrica. "A concessionária Light alega que não tem como chegar nas fazendas por problema nas estradas, só que eles têm um carro 4x4. Se a gente chega, como que eles não podem chegar?", questiona um produtor rural. O secretário de Obras de Quatis, Cezar Calazar, disse que a prefeitura tem material necessário para fazer a manutenção da estrada.

"Nós temos três retroescavadeiras, uma patrol e três caminhões transportando material para esta estrada continuamente. Estamos tendo um trabalho emergencial para, depois que passar o período das chuvas, a gente iniciar um trabalho de manutenção, com corte de árvores e uma série de outras tarefas", disse. Enquanto esperam a solução, os produtores se viram como podem - investindo em geradores, por exemplo.

Em nota enviada à produção do jornal, a Light, concessionária de energia responsável pelo fornecimento em Quatis, disse apenas que está fazendo serviços de manutenção preventiva na rede elétrica da cidade. 

Fonte: G1 (adaptado por MilkPoint)

Responsabilidade Ambiental

Receba nossa newsletter:

© Copyright - Sani Química - Todos os Direitos Reservados