Fones: +55 (19) 3881.1999 / 3881.2255 / 0800.130.205

Área Restrita

Detalhes da notícia

Notícias CEPEA

segunda-feira, 24 de julho de 2017 12:55:07

LEITE AO PRODUTOR: Com mercado em período de transição, “média Brasil” recua
Cepea, 4 – Junho foi um período de transição para o mercado lácteo: as altas de preços foram mais pontuais, enquanto os movimentos de estabilidade e queda ganharam mais força. De acordo com cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, o preço líquido (que não considera frete nem impostos) do leite recebido pelo produtor em junho (referente ao entregue em maio) permaneceu praticamente nos mesmos patamares do mês anterior, chegando a R$ 1,2688/litro na “média Brasil” (compreende os estados de GO, MG, PR, RS, SC, SP e BA) – leve queda de 0,39% (ou de R$ 0,005/litro). Já o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea) registrou elevação de 0,8% entre abril e maio, na “média Brasil”. (pag.2)
 
MERCADO INTERNACIONAL: Exportações dos produtos lácteos dobram em junho
Em junho, as exportações de produtos lácteos estiveram 2,17 vezes maiores frente a maio, devido à volta da demanda venezuelana por leites em pó. No total, foram vendidos 18,8 milhões de litros em equivalente leite, volume 21,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo os dados da Secex, além da Venezuela, os principais compradores dos produtos lácteos do Brasil foram Argentina e Chile. (pag.5)
 
PANORAMA: Maior volume de chuvas pode favorecer produção gaúcha
A produção leiteira é diretamente influenciada pelas condições climáticas, principalmente pelo regime de chuvas, que define o período de entressafra pela qualidade das pastagens. No Sudeste e Centro-Oeste, esse período concentra-se entre os meses de março e setembro, enquanto no Sul, estende-se de fevereiro a julho, por conta da disponibilidade de forrageiras de inverno para o rebanho na região. No entanto, indícios apontam que a janela da entressafra sulista pode ser menor neste ano, encurtada principalmente pelo maior volume de chuvas – ao contrário do ano passado, quando a falta de chuvas limitou a oferta de leite. 

Fonte: CEPEA

Responsabilidade Ambiental

Receba nossa newsletter:

© Copyright - Sani Química - Todos os Direitos Reservados