Fones: +55 (19) 3881.1999 / 3881.2255 / 0800.130.205

Área Restrita

Detalhes da notícia

Megaleite 2018 é aberta oficialmente

quinta-feira, 21 de junho de 2018 16:00:17

A 15ª edição da Megaleite (Exposição Internacional do Agronegócio do Leite) foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (20/06), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, com a presença de lideranças do setor e pecuaristas de vários países. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, anunciou a liberação de R$7 milhões para a aquisição de fêmeas. O recurso será liberado pelo Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). “O governador Fernando Pimental, sensibilizado, atendeu a nossa solicitação, visto que assinaremos o termo de intenções, nesta quinta-feira, firmando convênio junto ao BDMG, para atender aos pequenos produtores, em recursos para 1.000 fêmeas leiteiras melhoradoras, com prazo de 05 anos para pagar, sendo um ano de carência e quatro anos para quitação, a juros de 4% ao ano”, disse Rodrigues.
O presidente também destacou as ações que vem sendo feitas pela entidade para melhorar a vida no campo e aproximar o setor da comunidade em geral. “Com mais essa edição da Megaleite, a terceira que ocorre em Belo Horizonte, vamos atingir um público de mais de 180 mil pessoas. Essa é a força do agronegócio brasileiro. Estamos buscando constantemente a harmonia do campo com a cidade. Harmonia também com o meio ambiente, onde de fato somos os que mais preservam e conservam a natureza”, ressaltou. 
Segundo o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Amarildo Kalil, o governo tem trabalhado para aumentar a produção de leite do estado, investindo na melhoria da qualidade genética dos rebanhos leiteiros e na capacitação profissional. Já o secretário da Fazenda José Afonso Bicalho, que representou o governador na solenidade, destacou que a realização da Megaleite na capital mineira reforça o potencial produtivo de Minas Gerais para o mundo, já que a feira conta com a participação de quase 400 estrangeiros e deve receber um público de 60 mil pessoas nos quatro dias. 
O diretor da Embaré, José Antônio Bernardes, acrescentou que o setor é a locomotiva que puxa o país para frente. “Não podemos desanimar, pois a falta de ânimo da sociedade é a mais provável causa das nossas crises. Então, temos dois caminhos a seguir: desanimar e sucumbir ou pensar, atuar e progredir”, afirmou.

Ao final da solenidade, foram entregues os quatro carros doados ao Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais por Minas Anselmo José Domingos, Antônio Lerin, Bosco e Emidinho Madeira.

Homenagem

A solenidade de abertura oficial da Megaleite também teve a entrega do Mérito Girolando a personalidades que vêm contribuindo para a evolução do setor:

Mérito Criador: Roberto Pimentel de Mesquista –  Fazenda Jacuba

Mérito Jovem Criador: Alex Lima Alves –  Fazenda Santa Helena

Mérito Liderança Nacional: Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges – presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu)

Mérito Mulher: Roberta Bertin Barros – Fazenda Floresta

Mérito Personalidade do ano: Geraldo Borges – presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite)

Mérito Produtor de Leite: Horácio Moreira Dias – Fazendas Reunidas HD  

Sobre a Megaleite 2018
A Megaleite 2018 vai até sábado e terá uma programação vasta com cursos, palestras, mini fazenda, mini usina do leite, leilões, dentre outros eventos. 

Confira a programação de hoje

QUARTA-FEIRA - 20/06/2018

Programação Especial

    
    14:30 – Reunião da Comissão de Estudos Estratégicos para a Cadeia Produtiva de Lácteos do Estado de Minas Gerais Local: Camarote Master – Sala Minas Gerais
    16:00 – Lançamento da Semana Internacional do Leite 2019 – SILEITE Local: Estande do SILEITE – Camarote Master
    17:00 – Lançamento do Aplicativo Girolando e Divulgação do Ranking Nacional de Rebanhos e Ranking Estadual de Exposições Local: Camarote Master – Sala Minas Gerais

Julgamento

    14:00 – Início do julgamento de Girolando (Pista1: machos CCG 3/4 Hol + 1/4 Gir e machos Girolando – Pista 2: fêmeas jovens CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir)

Torneio Leiteiro

    14:00 – 7ª ordenha do torneio leiteiro de Girolando, 10ª ordenha do Gir Leiteiro (encerramento e premiação) e 4ª ordenha do Guzerá/Guzolando
    22:00 – 8ª ordenha do torneio leiteiro de Girolando e 5ª ordenha do Guzerá/Guzolando

Leilões e Shoppings

    Shopping Virtual Girolando Fazenda Sumaúma – Informações: www.fazendasumauma.com.br
    18:30 – Coquetel de apresentação dos lotes do 6º Leilão Divas do Girolando Local: Alameda dos Criadores
    20:00 – Leilão O Fabuloso Gir Leiteiro e o Magnífico Girolando Meio Sangue  (Virtual – Gir Leiteiro e Girolando) Leiloeira: Programa Transmissão: Canal Rural Rural Local: Choperia da Pista de Julgamento

Via Láctea Megaleite 2018

    13:30 – 14:30 – Curso de Leites Fermentados


A feira tem o apoio do Governo de Minas, via CODEMG e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Parceria Premium da Embaré, Parceria Master das empresas Real H, Allflex, Rehagro, Zoetis, Tortuga DSM, MF Rural, Agener-União, Ourofino Saúde Animal, Agroceres Multimix, De Heus, além dos Canais Master Canal Rural e Terraviva.



Fonte: megaleite.girolando.com.br

Responsabilidade Ambiental

Receba nossa newsletter:

© Copyright - Sani Química - Todos os Direitos Reservados