Fones: +55 (19) 3881.1999 / 3881.2255 / 0800.130.205

Área Restrita

Detalhes da notícia

Ações que reduzem o uso de água na fazenda

quinta-feira, 30 de março de 2017 00:01:19

Manejos simples, mudança de hábitos e qualificação da mão de obra podem resultar em uma melhor eficiência hídrica nesse setor. Nesse sentido, a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos-SP, tem realizado pesquisas que ajudam o produtor a fazer uma gestão hídrica mais eficiente na fazenda, o que melhora o uso deste recurso e ainda reduz os custos da produção animal.

De acordo com o pesquisador Julio Palhares, são várias as alternativas para uma gestão da água, como irrigação noturna, captação de água da chuva, reutilização da água da lavagem das instalações pecuárias, instalação de hidrômetros, reuso de efluentes, fertirrigação etc.

O pecuarista ainda pode recorrer a outras medidas mais simples e com custos baixos para diminuir o consumo, como, por exemplo, raspagem do piso do local onde é feito a ordenha, uso de água sob pressão, substituição de mangueira de fluxo contínuo por modelo de fluxo controlado, manutenção do piso e programa de detecção de vazamentos.

“Com pouco investimento, é possível economizar água, energia elétrica e dinheiro e, ainda, fazer com que a produção agropecuária seja hidricamente sustentável”, destaca Palhares.

É preciso que o produtor adote em suas rotinas práticas de produção hidricamente corretas para manter-se competitivo e fazer com que a produção agropecuária seja sustentável. Além da melhor gestão da água na propriedade, o manejo hídrico é uma importante ferramenta para a preservação e conservação dos recursos naturais.

O impacto desse manejo ultrapassa a cerca da propriedade, com reflexos positivos em toda a cadeia de produção até o consumidor final. É produzida igual ou maior quantidade de carne ou leite, por exemplo, com menos litros de água.

Para saber mais sobre o assunto acesse as publicações online na página da Embrapa Pecuária Sudeste em www.embrapa.br/pecuária-sudeste



Fonte: www.baldebranco.com.br

Responsabilidade Ambiental

Receba nossa newsletter:

© Copyright - Sani Química - Todos os Direitos Reservados